CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


“Não se trata, pois, de aprender a ler uma imagem (como identificação de elementos visuais isolados), mas sim de conhecer criticamente as diferentes manifestações artísticas de cada cultura (e não só as obras de arte definidas como tais pela cultura ocidental e recolhidas em seus museus e enciclopédias).” (HERNÁNDEZ, 2000, p. 78).

Com base nos estudos sobre leitura e releitura, analise as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): 

 

(   ) A releitura de uma obra de arte consiste na criação de uma nova obra realizada a partir de outra que foi feita anteriormente, mas que acrescenta algo pessoal de acordo com a maneira de ver e sentir de cada pessoa conforme sua cultura e vivências.

(   ) Desde que nascemos lemos tudo a nossa volta, um sorriso, um olhar, reconhecemos nossa casa e nossos objetos, tudo isso sem ao menos conhecer as letras do alfabeto.

(   ) Lemos para compreender o mundo e nos inserir nele. Lemos para aprender, para conhecer, pois a leitura nos faz existir e por ela continuamos a viver.

(   ) A leitura pode representar a porta de entrada para o encontro com o outro, com o mundo e em diferentes tempos e espaços.

(   ) A atividade de releitura só pode ser realizada no âmbito das Artes Visuais, ou seja, por meio do desenho, da pintura e da fotografia.

 

A sequência CORRETA está contida em:


V, F, V, V, V.


F, V, F, V, F.


F, V, V, F, F.


V, V, V, V, F.


F, V, F, V, V.

Leia, com atenção, uma proposta de atividades elaborada para certa turma do sexto ano do Ensino Fundamental.

Após estudar e conhecer sobre o artista Joan Miró, foi desenvolvida as seguintes atividades: “Olhares sobre a obra de Joan Miró” e “Liga-pontos” (Adaptados). A proposta, então, foi desenvolvida em cinco momentos: primeiro momento: Orientar as crianças a olharem cuidadosamente a imagem da obra de Joan Miró: Constelações, para identificar e interpretar detalhes visuais.

 

Miró – Constelações: L’Estel Matinal

 

Segundo momento: Estimular as crianças a prestarem atenção na linguagem visual e nos mais variados elementos que a compõem: cores, linhas, pontos, formas, preenchimento de espaços, entre outros. Fazer uma série de perguntas para provocar a observação. Terceiro momento: A partir das ideias, interpretações e sentimentos transformar tudo isso na ação de desenhar, colorir, criando a sua própria expressão pessoal a partir do que foi visto e analisado. Estimular as crianças a fazer comparações entre as cores, as formas, as linhas, as texturas e a organização espacial utilizadas. Quarto momento: Junto com as crianças, elaborar uma lista com os aspectos que provocaram a curiosidade sobre a obra, o autor, o processo de criação, a época, entre outras descobertas e questionamentos. Quinto momento: O espaço de criação e socialização a partir da atividade em grupo “Liga-pontos”: com giz ou pastel sobre o papel, criar pontos variados, ligados, em seguida, com linhas. Objetivo: Entender o ponto e a linha como a base do desenho. Referência: Joan Miró (1893-1983). Materiais: Papéis diversos, giz de cera ou pastel aquarelado e anilina. Socialização: Momento de socialização de aprendizagens e descobertas dos alunos, apreciação e reflexão das produções dos colegas. Importante destacar que alguns alunos reconheceram imagens e formas que lhes são familiares, dentre as linhas, os pontos e os coloridos no papel – pipa, borboleta, flor, por exemplo.

 

Atividade “Liga-pontos”. Fonte: própria.

 

Pela descrição da proposta de atividades, infere-se que a prática é condizente com as linguagens que compõem o componente curricular Arte, nos termos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I – A proposta de atividades possibilitou a interação arte e cultura, conhecimentos, processos e técnicas produzidos em diferentes linguagens, permitindo compreender as relações entre tempos e contextos sociais dos sujeitos.

II – As atividades desta proposta não correspondem ao que a BNCC propõe para o ensino de Arte no Ensino Fundamental, pois apresenta o estudo de um pintor estrangeiro, fora da realidade dos alunos.

III – A proposta de atividades contempla competências específicas de arte para o Ensino Fundamental, como: desenvolver autonomia, crítica, autoria e trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

IV – As atividades propostas estão em acordo com os termos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Arte no Ensino Fundamental, ao assegurar aos alunos a ampliação de suas interações com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos.

 

Está correto o que se afirma em:


I, apenas.


I e II, apenas.


I e III, apenas.


II e IV, apenas.


I, III e IV, apenas.

Considerando o olhar e o tempo sobre a arte na Educação Infantil, analise a seguinte proposta da professora:

“As possibilidades estão dentro das próprias crianças. É preciso abrir os caminhos. Como exemplo, Ana Angélica compartilha uma experiência que ocorreu quando supervisionava estágios de Arte na Unicamp. “Uma professora trouxe para a sala árvores incríveis desenhadas pelos alunos e eu perguntei como tinha acontecido”. As árvores não eram o estereótipo dos desenhos infantis que ilustravam as copas como arbustos padrões. Isso porque quando seus alunos perceberam que a maioria das lendas brasileiras aconteciam em florestas, a professora decidiu fazer uma imersão no tema. Ao explorar o pátio da escola em busca das árvores que comumente desenhavam, os pequenos se deram conta na observação de que elas eram muito variadas. “Com o exercício da observação, aos poucos, começaram a aparecer folhas e galhos”, relata. Mas a imersão nas árvores, não parou por aí. Constatando com a turma as árvores que existiam na natureza, ela voltou à criação do desenho ao trazer as árvores criadas pela pintora Tarsila do Amaral. Ao questionar as crianças sobre as árvores inventadas pelos artistas e propor um outro desenho do mesmo tema, a professora abriu espaço para que as crianças ampliassem seu repertório e exercitassem sua autoria.” (Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12708/e-preciso-mudar-o-olhar-e-o-tempo-sobre-a-arte-na-educacao-infantil).

 

Com relação à proposta da professora é correto afirmar que:

I- A proposta da professora possibilitou as crianças maior autonomia para produzirem um trabalho que fosse “seu”.

II- A proposta da professora contribuiu para ampliar o repertório das crianças para a produção do trabalho.

III- A proposta da professora, embora tenha utilizado diferentes caminhos, resultou em uma árvore estereotipada.

IV- A proposta da professora é muito interessante, pois normalmente as crianças só desenham e colorem os desenhos em sala de aula.

 

Estão corretas as afirmativas contidas em:


II e IV apenas.


III e IV apenas.


I e IV apenas.


I,  II e IV apenas.


II e III  apenas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental “propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural” (BRASIL, 2018, p. 192).

 

A esse respeito, assinale alternativa que apresenta corretamente essas seis dimensões do conhecimento.


Processo, criação, produto, reflexão, prática, conhecimento.


Contexto, desenho, linguagem, criatividade, reflexão, crítica.


Criação, crítica, estesia, expressão, fruição, reflexão.


Fruição, percepção, análise, criticidade, linguagem, arte.  


Dança, música, teatro, artes visuais, brincadeira, experiência.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

“Nosso cotidiano está repleto de momentos teatrais, em que desenvolvemos uma ação para nós mesmos ou para os outros, em um determinado espaço e tempo, com um objetivo próprio de comunicar desejos, sentimentos e emoções; transmitir informações e vivenciar experiências. São os momentos de comunicação, de expressão corporal, de intercâmbio de informações, de ações verbais e não verbais.” (GRANERO, 2011, p.11).

 

Sobre a linguagem do teatro na escola, é correto afirmar que:

I- Possibilita a manifestação de conhecimento, de informações e da troca de experiências entre os alunos e seus grupos;

II- Possibilita aprimorar a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a emoção;

III- Possibilita desenvolver as relações intrapessoais e interpessoais, seja por meio de criações coletivas, jogos e atuações;   

IV- Possibilita a apropriação crítica e construtiva dos conteúdos culturais e sociais de sua comunidade e de seus grupos.

 

Assinale a alternativa correta.


I, III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


III, apenas.


II e III, apenas.


I e IV, apenas.

Leia, com atenção, os fragmentos a seguir:

“O exercício teatral prapara o indivíduo para a vida, fazendo-o vivenciar alegrias e decepções, encorajando-o a impovisar diante de uma situação inesperada e exercitando-o para trabalho de equipe. A aula de teatro motiva a criação, desenvolve a comunicação verbal, gestual e visual e estimula a busca por novas formas de expressão;” (GRANERO, 2011, p.14).

 

“O teatro, no processo de formação da criança, cumpre não só função integradora, mas dá oportunidade para que ela se aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade mediante trocas com os seus grupos.” (PCN-Artes, 1997, p.57).

 

Correlacionando os fragmentos apresentados e a importância da linguagem do teatro na educação escolar, avalie as afirmações a seguir.

A-  As propostas teatrais na escola devem colocar a criança em contato com a história dessa manifestação humana e de arte, valorizar o que ela já sabe e consegue expressar, e as suas vivências.

B- A linguagem do teatro tem como fundamento a experiência de vida - ideias, conhecimentos e sentimento – e a sua ação é a ordenação desses conteúdos individuais e grupais. (PCN-Artes, 1997).

C- Os momentos teatrais podem se manifestar de diferentes maneiras, desde as simples corriqueiras expressões de desejo humano até uma peça de teatro elaborada por atores e apresentada em um palco. (GRANERO, 2011).

D- A experiência artística do teatro tem o corpo como lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física.

 

É correto apenas o que se afirma em:


A – B – C – D.


C – D.


A – B – C.


A – D.


A – C – D.

Assim como há diferentes interpretações de um texto visual, há diferentes possibilidades de releituras desse texto. A releitura será sempre coerente com a compreensão que o aluno constrói na leitura de uma imagem/obra (Rossi, 2003).

Considerando o fragmento acima apresentado, analise o seguinte enunciado.

 

O professor, ao oportunizar o contato com materiais, técnicas e objetos de arte, realizar a mediação entre o que a criança sabe e o que ainda pode aprender, contribui para as experiências de aprendizagem artística do aluno.

 

Isto porque

 

A releitura não é uma representação fiel, a obra observada compreende um suporte interpretativo e não um modelo para que os alunos copiem fielmente.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Leia com atenção os fragmentos a seguir:

 

“No princípio, podemos supor, era o silêncio. Havia silêncio porque não havia movimento e, portanto, nenhuma vibração podia agitar o ar – um fenômeno de fundamental importância na produção do som. A criação do mundo, seja qual for a forma como ocorreu, deve ter sido acompanhada de movimento e, portanto, de som.” (KARÓLY, 1990, p. 5).  

 

“De acordo com Dalcroze, a rítmica é um método pedagógico que trabalha o ritmo, sua expressão e suas leis através do corpo. Dalcroze afirmava que o estudo da rítmica possibilita a concentração, o equilíbrio do pensamento e do movimento corporal; aprimora a disciplina dos movimentos e favorece a participação em conjuntos musicais.” (BORGES, 2017, p. 182)

 

Agora, considerando os estudos realizados sobre a expressão musical, analise as afirmações a seguir:

I. Dalcroze considerava que toda pessoa pode aprender música, mesmo não sendo “talentosa”, mesmo sendo uma pessoa comum e, com essa preocupação, desenvolveu o seu método pedagógico.

II. Dalcroze afirmava que a formação musical deve ser iniciada por meio das informações teóricas sobre como escrever a música na pauta e como ler uma partitura.

III. Dalcroze considerava que antes da criança começar a aprender a tocar um instrumento ela deve aprender a escutar música e movimentar-se de acordo com o que escuta.

IV. Dalcroze afirmava que a formação do “homem musical” começa com a observação das aptidões naturais da criança, tanto corporais como intelectuais para, assim, verificarmos se ela é ou não capaz de aprender música.

 

É correto apenas o que se afirma em:


II, III e IV.


II e IV.


I e II.


I, II e III.


I e III.

O que tem acontecido com a música nas escolas?

 

Observando as atividades musicais que são propostas nas escolas, percebemos que, na maioria das vezes, a música só é lembrada visando a formação de hábitos e atitudes, para indicar os momentos de atividades de rotina como hora de lavar as mãos antes das refeições; respeitar o coleguinha; receber uma visita, sobretudo na Educação Infantil. Ela também é lembrada nos eventos do calendário festivo das escolas: páscoa, dia do índio, dia das mães, dos pais, etc.; ou, ainda, para memorizar conceitos (números, formas geométricas, cores, questões ortográficas na escrita...). Geralmente essas “músicas” são acompanhadas por gestos, expressão corporal que a criança imita de forma mecânica e estereotipada. Essa linguagem, que é tão prazerosa não tem sido explorada como um excelente meio de comunicação e expressão. O professor precisa reconhecer a música como arte que provoca sensações, amplia a imaginação das crianças, inspira pensamentos e sentimentos. Considerando-a desta forma é possível promover a educação musical da criança possibilitando a ela perceber, sentir, experimentar, enfim, gostar de música e sentir prazer ao realizar atividades musicais.

 

A respeito do texto anteriormente apresentado, analise as afirmativas abaixo e coloque CT para as afirmativas que CONTRARIAM o texto, CF para as afirmativas que CONFIRMAM o texto e E para as afirmativas que EXTRAPOLAM o texto – ou seja, não estão contidas no texto.

(     ) A música nas escolas  tem sido utilizada para condicionar a criança a certos comportamentos considerados adequados.

(     ) A música nas escolas deve ser utilizada para colaborar com a formação de hábitos e atitudes, tornando as crianças mais educadas e obedientes.

(     ) As canções do nosso folclore, que é tão rico, têm sido esquecidas nas escolas sendo substituídas pelas músicas que tocam nos programas de rádio e TV, que passaram a fazer parte do repertório utilizado nas salas de aula e nos intervalos de recreio.

(     ) A educação musical da criança nas escolas precisa oportunizar momentos de  exploração da música como linguagem, como meio de comunicação e expressão, de desenvolver a sensibilidade  e o gosto pela música.

(     ) O professor, ao preparar o repertório musical para suas aulas, deve pensar nos gestos que deverão ser realizados pelas crianças, pois os movimentos ficam muito mais harmoniosos quando realizados corretamente por todas as crianças.

 

A alternativa correta está contida em:


CF - CT - E - CF - CT.


CF - E - CT - CF - CT.


CF - CT - E - CT - CF.


E - CT - CT - CF - CF.


CT - CF - CT - E - CF. 

No tocante ao ensino de arte, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental propõe a forma de um trabalho que evite estereótipos e contribua com a formação da autonomia dos alunos por meio de criações autorais. Nesse sentido, o ponto de partida da produção artística não deve ser outro se não as próprias vivências e percepções que os alunos carregam sobre a realidade em que atuam.

 

A esse respeito, avalie as assertivas a seguir.

I- A BNCC amplia as possibilidades de experiências com a Arte. Por meio das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro podemos expressar sentimentos e criatividade.

II- Em relação aos documentos anteriores, a BNCC vai além e sugere caminhos para ampliar o acesso dos alunos a experiências estéticas nas aulas de Artes, colocando todas as crianças e jovens como protagonistas desse processo.

III- Uma das novidade introduzidas pela BNCC diz respeito à articulação das Artes, em suas diferentes linguagens e suas práticas, com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

 

É correto o que se afirma em:


III, apenas.


I, II e III.


I e II, apenas.


I e III, apenas.


I, apenas.

Páginas: 123456